O QUE É O PARFOR
O Programa fomenta a oferta de turmas especiais em cursos de:
OBJETIVO
COMO FUNCIONA?
Acesse aqui a Plataforma Freire
(Fonte: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor)
COORDENAÇÃO LOCAL
PARFOR EM MARAÃ
O Programa de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, na modalidade presencial é um Programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009 e implantado em regime de colaboração entre o Ministério da Educação - MEC, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal - CAPES, os estados, municípios o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior – IES. Que visa capacitar professores em exercício de sua profissão sem formação minima exigidas por lei.
O Programa fomenta a oferta de turmas especiais em cursos de:
I. Licenciatura – para docentes ou tradutores intérpretes de Libras em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior ou que mesmo tendo essa formação se disponham a realizar curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atua em sala de aula;
II. Segunda licenciatura – para professores licenciados que estejam em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica e que atuem em área distinta da sua formação inicial, ou para profissionais licenciados que atuam como tradutor intérprete de Libras na rede pública de Educação Básica;
III. Formação pedagógica – para docentes ou tradutores intérpretes de Libras graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica.
OBJETIVO
Induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no País.
COMO FUNCIONA?
Anualmente a Capes divulga o Calendário de Atividades do Programa. Nele estão definidos os prazos e as atividades a serem realizadas pelas secretarias de educação estaduais, Municipais e do DF, os Fóruns e as IES e o período das pré-inscrições.
Para concorrer à vaga nos cursos ofertados, os professores devem: a) realizar seu cadastro e pré- inscrição na Plataforma Freire; b) estar cadastrado no Educacenso na função Docente ou Tradutor Intérprete de Libras na rede pública de educação básica; e c) ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.
Acesse aqui a Plataforma Freire
(Fonte: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor)
COORDENAÇÃO LOCAL
A Coordenação Local do PARFOR presencial Maraã é uma representação da Instituição de Ensino Superior junto ao Município, com apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, que trata, entre outras atribuições:
a) Auxiliar o coordenador de curso e coordenador geral no desenvolvimento de suas atividades;
b) Acompanhar as atividades das turmas do PARFOR PRESENCIAL no município para o qual for indicado;
c) Participar, quando convocado, de reuniões, seminários ou quaisquer outros tipos de eventos relativos ao PARFOR PRESENCIAL;
d) Auxiliar o coordenador de curso no acompanhamento do registro acadêmico dos alunos matriculados nas turmas do município sob sua coordenação;
e) Acompanhar e supervisionar o cumprimento das atividades dos professores formadores, professores orientadores e supervisores de estágio que atuam nas turmas especiais do município sob sua coordenação, com a finalidade de subsidiar a certificação do pagamento da bolsa pelo coordenador geral;
f) Informar ao Coordenador de Curso a relação dos professores formadores, professores orientadores e supervisores de estágio aptos e inaptos para recebimento da bolsa;
g) Solicitar o cancelamento ou suspensão ao Coordenador de Curso da bolsa concedida na modalidade de Professor Formador, se for o caso, devidamente justificado;
h) Auxiliar o Coordenador de Curso na elaboração dos documentos solicitados pela CAPES e em outras atividades que se fizerem necessárias;
i) Manter o Coordenador de Curso informado sobre o andamento e desenvolvimento das turmas no município.
fonte: manual operativo do PARFOR.
O PARFOR começou a atender o município de Maraã no ano de 2009, com oferta de vagas para Pedagogia, calouros de Maraã apos inscrever-se ingressaram em turmas que eram atendidos no Município de Tefé, há época o número desistências eram elevados pela grande dificuldades em que os professores enfrentavam na cidade de Tefé com (passagem fluvial, alimentação, hospedagem, transporte e aluguel).
Em 2011, graças a um enfraquecimento do atendimento do PARFOR Educação Física UFAM de Tefé, devido ao um número elevado de alunos serem de Maraã, a turma em andamento migrou para o município de Maraã, já em 2012, a UFAM, ofertou vagas especificas de segunda Licenciatura em Letras Português para Maraã e em 2014, um nova turma de Matemática, Também em 2012, a UEA atendeu Maraã com três turma de Pedagogia, em 2014 duas turmas de História, desde os primórdios o PARFOR foi execultado em Maraã sobe a coordenação do Senhor: Benedito Júnior e trabalhado na escola municipal Professora Darcy Barbosa Littaif.
A primeira formatura foi em 2014 do curso de Letras língua portuguesa - UFAM por ser segunda graduação de dois anos, formando 24 professores da rede egressos do curso normal superior, a segunda foi em 2016 curso de Educação Fisica - UFAM formando mais 18 professores da rede de Maraã e outros de Tefé, Uarini e Alvarães. 2018 formou-se 98 pedagogos pela UEA, e 12 professores de Matemática pela UFAM, 2019 mais 24 professores de História.
Atualmente ainda sobe a coordenação do Professor Benedito de Oliveira Junior. o PARFOR é trabalhado na escola municipal Padre Antonio Ten Haver, com quatros novos cursos: Geografia com 38 alunos, Educação Físcia 25 alunos e duas turmas de Biologia com 25 e 27 cada, todos sendo ofertados pela - UEA.
Também encontra-se em andamento novas demandas na plataforma freire para os de Educação fisica Intercultural, Inglês, Pedagogia, Letras e Matemática, aguardando aprovação.
Em 2011, graças a um enfraquecimento do atendimento do PARFOR Educação Física UFAM de Tefé, devido ao um número elevado de alunos serem de Maraã, a turma em andamento migrou para o município de Maraã, já em 2012, a UFAM, ofertou vagas especificas de segunda Licenciatura em Letras Português para Maraã e em 2014, um nova turma de Matemática, Também em 2012, a UEA atendeu Maraã com três turma de Pedagogia, em 2014 duas turmas de História, desde os primórdios o PARFOR foi execultado em Maraã sobe a coordenação do Senhor: Benedito Júnior e trabalhado na escola municipal Professora Darcy Barbosa Littaif.
A primeira formatura foi em 2014 do curso de Letras língua portuguesa - UFAM por ser segunda graduação de dois anos, formando 24 professores da rede egressos do curso normal superior, a segunda foi em 2016 curso de Educação Fisica - UFAM formando mais 18 professores da rede de Maraã e outros de Tefé, Uarini e Alvarães. 2018 formou-se 98 pedagogos pela UEA, e 12 professores de Matemática pela UFAM, 2019 mais 24 professores de História.
Atualmente ainda sobe a coordenação do Professor Benedito de Oliveira Junior. o PARFOR é trabalhado na escola municipal Padre Antonio Ten Haver, com quatros novos cursos: Geografia com 38 alunos, Educação Físcia 25 alunos e duas turmas de Biologia com 25 e 27 cada, todos sendo ofertados pela - UEA.
Também encontra-se em andamento novas demandas na plataforma freire para os de Educação fisica Intercultural, Inglês, Pedagogia, Letras e Matemática, aguardando aprovação.
Benedito de Oliveira Júnior
Coordenador Local UEA / Maraã-AM
2009 a 2020
parfor_maraa@uea.edu.br
bjunior.edu.maraa@gmail.com;
097 98412 8403
Comentários
Postar um comentário